O que é economia? Para que serve? Como ela afeta e influencia a vida das pesssoas? Respostas para estas perguntas podem ser facilmente encontradas em qualquer bom livro que trata do tema, mas nem sempre estão em uma linguagem acessível para um público adolescente, visto que o assunto é normalmente tratado apenas na educação superior. Sendo assim, pensei comigo: é uma excelente oportunidade de trazer o assunto para a educação básica.
Durante um debate com meus alunos(as) em uma aula de Educação Financeira, disparei as mesmas perguntas e dei um tempo para que eles(as) expusessem suas ideias. O que se seguiu foram 90 minutos de uma conversa muito enriquecedora, onde foram debatidos os mais variados assuntos que gravitam em torno do “planeta economia”, tais como juros, inflação,consumo, empregabilidade, etc. Porém, não pude deixar de notar que a maioria das respostas dos alunos(as) à pergunta “o que é economia?” tinha sempre algo relacionado a números, ao dinheiro, o que de fato é verdade, porém, incompleto. Senti, então, a necessidade de aprofundar o tema nos encontros que se seguiriam.
Mas afinal, o que é economia? O historiador inglês Thomas Carlyle, em 1849, definiu a economia como sendo uma “ciência sombria e triste”. A expressão veio de um entendimento de que a economia é um asssunto que, de uma maneira geral, só é perceptível pelas pessoas quando há algo errado, como por exemplo, cenários inflacionários e desemprego. Neste exato momento o mundo vive a epidemia do Covid-19 e o tema “economia” passou a ser um dos mais falados pelos quatro cantos. Pelo jeito Thomas Carlyle acertou em cheio.
A economia é , em seu cerne, uma ciência que estuda as pessoas e seus comportamentos. Ela examina como as pessoas interagem umas com as outras em diversos cenários, principalmente os cenários restritivos. Em suma, é uma ciência que estuda como indivíduos lidam com a condição de escassez e como elas tomam decisões, logo não faria sentido estudar economia se os recursos fossem infinitos e acessíveis a todos.
E para você, o que é economia? Deixe seus comentários 🙂
“Não faria sentido estudar economia se os recursos fossem infinitos e acessíveis a todos.” Muito boa essa frase. Nos faz pensar que de fato é importante pensar em economia e educação financeira, uma vez que nossos recursos são cada vez mais escassos.
Olá, Rodrigo,
Exatamente essa é a grande preocupação: gerenciar os recursos que estão cada vez mais escassos
Cordialmente,
Cassius
Economia é uma ciência complexa pois envolve o trabalho, recursos naturais, trocas etc. Afirmo que econômia é uma ciência uma vez que podemos fazer previsões para evitar surpresas. Essas previsões se baseiam em cálculos matematicos, fornecendo, até mesmo, uma provavel margem de erro!!!
Hoje está claro que a economia e o trabalho movem o mundo, cada vez mais ampliamos os horizontes para uso racional dos recursos naturais, hoje todos sabem que os recursos naturais não são infinitos, como se acreditou outrora.
Olá Dino,
Excelentes reflexões. Obrigado por sua contribuição.
Cordialmente,
Cassius