Educação Financeira e o marketing sedutor

Uma das maiores armadilhas para o bolso é o uso de propagandas agressivas por parte das empresas. O objetivo é capturar a mente do consumidor, desviando sua atenção para a área do cérebro(sistema límbico) que é responsável pelas decisões de cunho emocional. Há várias técnicas de marketing que contribuem para isso, tais como o uso de palavras, desenhos, sons, cheiros , cores, etc. Isso tudo serve apenas para um propósito: FAZER VOCÊ GASTAR MAIS!. É sobre isso que quero falar neste post.

Hoje, fui ao supermercado comprar desinfetante. Assim que entrei na seção, não pude deixar de notar os produtos abaixo, que estavam um ao lado do outro:

Como normalmente costumo comprar o produto da direita, resolvi dar uma conferida no outro e fui logo reparando nos apelos de marketing( minha mente foi capturada, funciona mesmo):

Repare que , embora a frase “MATA 99,9% DAS BACTÉRIAS” ( informação irrelevante e apelativa, pois se estamos comprando um desinfetante, fica óbvio que se quer esterilizar o local), neste constam frases do tipo “EFICÁCIA COMPROVADA”, ” 2 X PODER” ,” MATAS AS BACTÉRIAS EM APENAS 30 SEGUNDOS e “MÁXIMO PODER BACTERICIDA”. 

O que as frases acima querem dizer ? NADA! Ambos os desinfetantes são igualmente eficientes em suas propostas, que é DESINFETAR E ESTERILIZAR.

Se o único objetivo das empresas é fazer você gastar mais, neste momento você deve estar se perguntando: quais os valores? Confira logo abaixo:

Pasmem! O produto da direita é QUASE 17% MAIS CARO ! 

É possível não cair nessas ciladas. Para isto, só há um caminho: educar-se financeiramente. O seu bolso agradece! 🙂

Para terminar, gostaria de deixar duas indicações: a primeira, é um vídeo no youtube intitulado The Secrets of Food Marketing( há opções de legenda em português. Basta ativar!). Basicamente é um vídeo que trata do assunto que expus neste post. Como as empresas utilizam o marketing agressivo para seduzir os consumidores e assim lucrar mais.

O segundo é um livro chamado A lógica do consumo. Este livro revela, dentre outras coisas surpreendentes, como as empresas atraem a atenção do consumidor utilizando técnicas persuasivas de neuromarketing. Adivinhem o objetivo? Isto mesmo. Arrancar o seu suado dinheiro 🙁

The Secrets of Food Marketing- CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR

Em ‘A Lógica do Consumo’, Martin Lindstrom procura apresentar ao leitor os bastidores das pesquisas que explicam por que determinado produto vende e mostra como o cérebro das pessoas responde aos muitos estímulos da propaganda. O autor apresenta casos reais de estudos de neuromarketing para desfazer mitos como, por exemplo, o impacto do sexo na mente do consumidor.

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Muito obrigado 🙂

Prof.Cassius Almada

6 thoughts on “Educação Financeira e o marketing sedutor

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