Ativo e passivo à luz da Educação Financeira

Você possui carro? Se sim e o usa como fonte de renda, como Uber, por exemplo, então você tem um ativo. Se o usa para se locomover ou como substituto do transporte público, então você tem um passivo. Por quê?

Ativo é tudo aquilo que coloca dinheiro no seu bolso e passivo é o que retira dinheiro do seu bolso. Simples assim( na contabilidade não é tão simples, confesso). Em ambos os casos citados anteriormente há despesas de manutenção do veículo que, diga-se de passagem, são inúmeras, tais como: combustível, seguro, depreciação(diminuição do valor do veículo no decorrer do tempo), reparos, impostos, estacionamento, etc. Mas repare que apenas no caso do motorista do Uber, o carro é uma fonte de renda. Aqui é importante ressaltar que não estamos falando de contabilidade( que é uma ciência que estuda os conceitos de ativo e passivo de uma forma muito mais profunda e complexa), pois existe a possibilidade do motorista ter prejuízo tendo este ativo( isso acontecerá se a arrecadação for inferior aos custos de manutenção do veículo). Resumo: gerou renda, é ativo. Caso contrário, passivo. Se você adquire algo que te traz custos fixos permanentes, então você comprou uma dívida.

Quando você compra um imóvel , você está adquirindo um ativo ou um passivo? Depende. Se você mora no imóvel, ele é um passivo, pois não será utilizado para gerar renda( a não ser que você alugue algum espaço para alguém, como é muito como acontecer nos dias de hoje). Se você compra um imóvel para alugar para terceiros, então ele passa a ser um ativo. Custos como luz e condomínio, por exemplo, passarão a ser custeados pelo inquilino e não mais pelo proprietário enquanto o imóvel estiver alugado. Fim do contrato, as despesas do imóvel passarão novamente para a responsabilidade do proprietário.

Onde quero chegar? Coloque na ponta do lápis se realmente vale a pena ter um carro ou até mesmo um imóvel próprio(em ambos os casos, ter ou não, acarreta em inúmeras vantagens e desvantagens que varia de pessoa para pessoa) . Ter um bom planejamento financeiro faz toda a diferença e seu bolso agradece 🙂

Gostou do post? Comente aqui. Deixe seus comentários, críticas e sugestões. Indique este blog para seus amigos! 🙂

 

6 thoughts on “Ativo e passivo à luz da Educação Financeira

  1. Rodrigo Rocha de Souza Vieira da Gama says:

    Muito bom. Ajudando a entender mais esse conceito de ativo e passivo, o que nos faz tomar decisões com mais consciência e condizentes com nossas necessidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *